dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    

Por definição Zootecnia é ciência que estuda os animais úteis ao homem, buscando produção e produtividade, com base em conceitos de sustentabilidade social, econômica e ambiental.

A Zootecnia tem sua origem na França, onde os primeiros relatos datam entre os anos de 1760 a 1840, através da união da Administração Rural, Medicina Veterinária e Agronomia. No Brasil o grande incentivador da Zootecnia foi Otávio Domingues, professor (melhorista de bovinos e corte) da Escola Superior de Agricultura “Luis de Queiroz”, de Piracicaba que, em 1942 publicou um tratado denominado “Considerações Sobre Ensino da Zootecnia” e em 1944 publicou o livro “Introdução à Zootecnia”.

No dia 13 de maio comemora-se o dia do Zootecnista. No Brasil o primeiro curso universitário foi fundado em 1966, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, sendo que hoje temos mais de cem faculdades em todo o país. A profissão foi regulamentada em 4 de dezembro de 1968 pela Lei Federal nº 5.550, podendo o profissional atuar em muitas  áreas da produção animal, como avicultura (frangos, galinhas, perus, codornas), bovinocultura de corte e de leite, suinocultura, caprino e ovinocultura (corte, leite, lã), aquicultura (piscicultura, ranicultura, carcinicultura), animais silvestres diversos, animais de companhia, dentre outras.

Atualmente para poder atuar nos mais diversos setores da cadeia produtiva do agronegócio, as quais lhe são designadas e/ou permitidas por lei, o Zootecnista precisa registrar-se no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV, órgão responsável pela fiscalização, regulamentação e cobrança de taxas para a consolidação e divulgação da profissão, principalmente da Medicina Veterinária. Mesmo com o mercado em expansão por todo território brasileiro, principalmente nas fronteiras agrícolas do norte e centro-oeste, a necessidade de profissionais especializados tem aumentado, sobretudo nas regiões sudeste e sul, onde a concorrência é maior, inclusive com veterinários, agrônomos e até biólogos.

Ainda assim, com a demanda e consolidação da profissão de Zootecnista, não contamos com legislação específica e um conselho próprio em defesa dessa classe, uma vez que somos submetidos ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

 Por fim, parabenizo a todos os Zootecnistas pelo nosso dia lembrando da importância deste profissional na cadeia da produção animal e sua importância no agronegócio brasileiro.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
João Batista Rodrigues de Abreu
22/07/2010 13:53:39
Gostaria de parabenizar ao colÚga JoÒo Batista pelo artigo salientando a necessidade de atuarmos de forma profissional e responsßvel na formaþÒo de nossos profissionais e companheiros de profissÒo - zootecnistas. Outras ßreas sÒo importantes, atualmente, no exercÝo da zootecnia, como a de pastagens e culturas para alimentaþÒo animal, que trazem outros conhecimentos bßsicos de sanidade vegetal e aspectos fisiol¾gicos de plantas. Saliento que o Professor Octßvio Domingues foi docente na antiga Escola Nacional de Agronomia, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Carlos Henrique de Amorim Soares
26/07/2010 10:47:50
ParabÚns, espero que mais canais de comunicaþÒo deem oportunidade aos profissionais da zootecnia em contribuir para consolidaþÒo do agroneg¾cio brasileiro

João Batista K. Fernandes
29/07/2010 10:32:14
JoÒo e Carlos:
Obrigado pelos comentßrios.

JoÒo Batista K. Fernandes

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Aquicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada